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O que é Consultoria Empresarial?

O que é Consultoria Empresarial? E para que serve?


Muitas são as dúvidas acerca do trabalho de uma consultoria empresarial. Para que serve, como funciona, o que uma consultoria faz, enfim ... as variáveis de perguntas são diversas, bem como as possibilidades que este serviço oferece.



O que é Consultoria Empresarial?

Antes de começar, precisamos deixar alguns pontos bem claros:


1 - Consultoria é apenas para algumas empresas ou empresas de grande porte.


Não. consultoria empresarial não é um serviço restrito apenas aos grandes negócios; este serviço está disponível para empresas de todos os tamanhos e ramos.


2 - Consultoria Empresarial cuida apenas do financeiro.


Também não. Existem modalidades de consultoria. Aqui vamos falar de algumas, mas sobre Consultoria Financeira, descrevemos como ela funciona neste post.


3 - O consultor irá tomar conta da minha empresa, eu vou perder o poder.


Mais um pensamento equivocado.


O poder de decisão sempre será do empresário, nunca do consultor. O papel do consultor é aconselhar o proprietário, demonstrar o que pode ser feito e como pode ser feito. Vamos falar mais sobre abaixo.


Então, vamos resumir os pontos:


Consultoria empresarial, consultoria financeira ou seja a modalidade de consultoria que você contratar, terá o papel de auxiliar o seu negócio, o seu dia-a-dia, alavancar seus resultados, organizar seus processos e pode ser contratada por todo mundo, inclusive você.



O QUE É CONSULTORIA EMPRESARIAL?


Consultoria empresarial tem o objetivo de identificar e solucionar os problemas de uma empresa, além de orientar o (s) gestor (es) de um negócio.


Trata-se de um serviço com a finalidade de orientar para uma gestão competitiva e eficiente, de modo a melhorar a produtividade e os números de uma empresa, o crescimento e a tomada de decisão.


Segundo o Sebrae:


"A consultoria é um serviço com o propósito de levantar as necessidades de sua empresa, identificar soluções e recomendar ações de melhoria através de uma ferramenta chamada diagnóstico".


A entidade ainda afirma que, a consultoria é útil para avaliar o estado atual da gestão e identificar oportunidades de melhoria.



O QUE UM CONSULTOR FAZ?


Vamos falar sobre o papel do consultor e sua importância.


Certa vez, ouvi de um cliente que, a imagem que ele possuía de um consultor, é daquela pessoa que irá chegar na empresa, irá tomar a rédea dos negócios e mandar a equipe inteira embora.


Longe disso.


O papel do consultor é exatamente o contrário.


Ele auxilia gestores e empresas a alcançar objetivos organizacionais, resolvendo problemas de gestão e negócios, identificando e aproveitando novas oportunidades e aprimorando e implementando mudanças.


Ele possuí habilidades, experiência e conhecimento sobre diversos setores, processos e como as coisas funcionam e devem ser feitas. E o principal, é desenvolver pessoas e suas habilidades.


Em uma empresa, é "natural" que a pessoa, quando funcionária, não transmita seu conhecimento para outras. Faz parte da evolução humana guardar seus conhecimentos para sua sobrevivência.


O papel do consultor, neste caso é exatamente o oposto. A obrigação dele, é transmitir todo o seu conhecimento para os envolvidos. Ele só irá sugerir a demissão de algum funcionário ao proprietário, em casos extremos, ou quando ele avalia e comprova que, aquela pessoa não possuí condições de ocupar aquele posto de trabalho, mesmo após treinamentos e aconselhamentos.


Aqui, na y|c, seguimos a condição de não solicitar nenhuma demissão. Já vimos inúmeros casos de pessoas que estavam apenas no setor errado.


Funcionários com extrema facilidade de comunicação, que podem ser alocados dentro do Comercial ou Marketing, por exemplo, trabalhando no Almoxarifado. Ela não irá colocar para fora todo seu potencial.

Imagine fazer aquilo que você não gosta.

Um treinamento, uma formação, um remanejamento e acompanhamento resolve o problema da pessoa e da empresa e, por muitas vezes, este colaborador acaba se destacando em seu novo posto de trabalho.

E como o consultor se comporta?

Todo consultor de empresas, ou consultor financeiro, segue alguns passos primordiais:

a.) Efetuar o diagnóstico da empresa;

b.) Planejar e executar;

c.) Acompanhar.

E qual a diferença do consultor para um funcionário ou até mesmo, do proprietário, no dia-a-dia da empresa?

Começando pelo fato de que, o consultor não possuí vínculo emocional com o negócio e, por não estar inserido no dia-a-dia, ele consegue enxergar onde estão os erros e quais processos podem ser implantados.

Já ouviu aquela frase:

"Quem está de fora enxerga melhor"

Sim, isso é verdade. Quantas vezes, você já enxergou algo de errado em alguma situação, que a pessoa inserida no contexto não se dava conta?

Além de reunir habilidades que irão levar o consultor direto ao ponto. Apenas com um simples diagnóstico, é possível levantar problemas operacionais, de processo, de execução etc. E a cada dia que passa, a relação e afinidade do consultor com o empresário e sua equipe vai se estreitando, e criando novas oportunidades.

Outro ponto que precisa ser esclarecido é: o consultor não manda na sua empresa.

Ele sugere aos proprietários e diretores, o que pode ser feito e quando pode ser feito.

Não pense que o consultor irá chegar na sua empresa e começar a mandar e desmandar.


Ele irá aconselhar, sugerir e, apenas após aprovação, implantar.

O consultor é um funcionário da empresa?

Não, não é. Os serviços de um consultor ou consultoria são contratados para que ele possa, analisar, aconselhar, estudar, treinar, implantar .... mas não pense que ele irá pegar o telefone e ligar para um cliente efetuando uma cobrança, ou para um fornecedor a fim de resolver um boleto atrasado. Para isso, temos o serviço de BPO Financeiro.

Para cobrar um cliente, por exemplo, ele poderá criar um método de cobrança, treinar sua equipe e acompanhar a evolução do trabalho em questão, mas não irá ligar para o cliente.

Ele poderá também, fazer contato com seu fornecedor apenas em casos esporádicos, como para efetuar uma negociação que seja melhor para seu cliente, mas não para pedir uma segunda via de boleto, por exemplo.

Este ponto precisa ficar bem claro, pois já vi muitas pessoas ligando para consultores, pedindo para que ele faça pagamentos, lance documentos fiscais em softwares, ligue para outras empresas para negociar um título atrasado, mas este não é o papel dele. Este é o papel da equipe do cliente, ou como disse acima, procure pelos nossos serviços de BPO Financeiro.


QUANDO CONTRATAR UMA CONSULTORIA EMPRESARIAL?


O princípio da contratação de uma consultoria, não é quando, mas qual a sua necessidade.


Muitos empresários buscam um serviço de consultoria empresarial apenas quando estão com dificuldades, em 99% dos casos, de caixa. Outros empresários, buscam os serviços de uma consultoria quando estão com seus negócios estagnados, e pretendem expandir, com dificuldade de alavancar suas vendas e precisam de apoio de alguém com experiência.


Não existe um momento certo para contratar uma consultoria, existe uma necessidade de ação, seja ela qual for.


Os objetivos do cliente irão ditar este momento.


Ok, mas meu negócio está indo muito bem, eu preciso de uma consultoria?


Esta pergunta, quem irá responder é você.


Você quer que seu negócio cresça, ou quer continuar como está?


Você quer aumentar seu faturamento, ou o que você fatura hoje está bom?


Você quer ultrapassar sua concorrência?


O seu negócio, realmente atingiu a capacidade máxima de geração de receita? Ou ele ainda reúne possibilidades de crescimento?


Sua empresa possui processos que satisfaçam seu cliente, o atendimento é de excelência?


Seu site possui SEO suficiente para se destacar na imensidão que é a internet?


Seu financeiro está correto? Você sabe o resultado da sua empresa? Ela apresenta lucro ou prejuízo?


Qual a margem de contribuição do seu serviço / produto?


Estas e muitas perguntas, só você pode responder. Se você respondeu sim para alguma delas, ou você tem outra idéia em mente que não consegue tirar do papel, é hora de nos procurar.




Qual o papel do consultor?



BENEFÍCIOS AO CONTRATAR UMA CONSULTORIA


Vimos acima, alguns benefícios ao contratar uma consultoria empresarial. Mas podemos descrever outros, que irão fazer seu negócio se sobressair em relação a sua concorrência.


1 - Maior controle financeiro e estratégico do seu negócio.


Com a presença de uma consultoria empresarial, é possível mapear todos os números do seu negócio, reduzir custos e despesas, alavancar vendas, criar novas fontes de receita entre outros benefícios.


Você tem dúvidas se sua empresa está indo bem? Você sabe se ela apresenta lucro ou prejuízo? Sabe, de verdade, onde você aplica seus recursos financeiros? Sabe qual a taxa de conversão do seu site? Sabe qual o giro do seu estoque? Sabe se pode abrir uma segunda unidade?


Um consultor irá te responder esta e outras perguntas.


2 - Tomada de decisão rápida e assertiva;


O consultor possui experiência para auxiliar o empreendedor nas tomadas de decisão, e com certeza, irá enxergar oportunidades e gap's não observados antes.


3 - Auxílio na qualificação do empreendedor;


É papel do consultor desenvolver o empreendedor, em todos os sentidos. Ele irá repassar seu conhecimento ao empresário, para que este, se desenvolva como administrador, não apenas dono.


4 - Aumento de produtividade da empresa;


Após identificar todos os pontos, implantar processos e corrigi-los, a produtividade da equipe irá aumentar e, quem não gosta de fazer algo novo e diferente? E o melhor, chega de executar tarefas aleatórias e sem nexo. Vamos gerar produtividade.


5 - Agrega experiência ao negócio;


A experiência do consultor será incorporada ao negócio, gerando maiores e melhores oportunidades e resultados. Imagine você, pequeno empresário, contratar uma pessoa com anos de experiência em grandes empresas?


6 - Auxilia na saúde física e emocional do empreendedor.


Sim, é verdade. Confesse que você já perdeu o sono ou se preocupou, e muito, com seu negócio.


O consultor irá auxiliar ao ponto de suas preocupações diminuirem até sumir, uma vez que você terá esta pessoa experiente para compartilhar suas dúvidas, e ela, irá ajudar em todos os sentidos. Com o passar do tempo, você ajustará seu negócio e não se preocupará mais.


Estes são alguns pontos referentes ao benefícios de uma consultoria.


E você, já falou com algum consultor? Fale conosco e tire suas dúvidas.


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